At 51 age, Leo Tolstoy start to write his Confessions.
Saturday, July 28, 2007
Os 3 tipos de Soldados
Quem tem espirito de soldado hoje, uma de três coisas pode suceder neste Império Sacro-Santo de Conforto (não desdenhável, entenda-se ):
1 - ou são engolidos por uma linguagem pública muito estúpida
[ex. Paulo Portas]
2 - ou morrem de tédio se a vida até lhes corre bem e não se convertendo propriamente às viagens a resorts caríssimos, não têm mais nada que fazer do que deixar o tempo passar com um copo de conhaque na mão
[ex. _ _ _ _ _]
3 - ou outros que com espírito de soldado também, têm um cenário mais afortunamente propício ao seu sistema de recrutamento. Claro que não engolidos pela tal linguagem pública muito estúpida (que para todos os efeitos é a sua) mas nunca terão tanho dinheiro para morrer de tédio
[ex. Francisco Louçã]
Lista das Causas Necrológicas Não Detectáveis
É ingénuo pensar que uma explicação sana todos os tormentos. Mas se uma explicação for ininteligível (porque há de facto explicações deste tipo, quer dizer, explicações insusceptíveis de serem entendidas inter-pessoalmente) acabamos por voltar à estaca zero. A almejada explicação pode não aplacar um tormento.
1,2, 3 voltemos ao início então.
...
- E que tal deixares de querer entender?
- Morreria se um dia não o pudesse fazer.
- É uma possibilidade...
- Entrava na rara Lista das Causas Necrológica Não Detectáveis. Pessoas que morrem por não terem conseguido ... enteder.
1,2, 3 voltemos ao início então.
...
- E que tal deixares de querer entender?
- Morreria se um dia não o pudesse fazer.
- É uma possibilidade...
- Entrava na rara Lista das Causas Necrológica Não Detectáveis. Pessoas que morrem por não terem conseguido ... enteder.
Friday, July 27, 2007
Post-Scriptum
Isto é muito parecido com uma Rara Lista das Causas Necrológicas, eventualmente frequente no tempo Ultra-Romântico e Decadente do meu amigo Soares de Passos, com um Morrer de Amor. Ninguém morre hoje por não conseguir entender um intricado Silogismo (tenho pena, a comunidade tornava-se de longe mais interessante!) da mesma forma que hoje ninguém está disposto a Morrer de Amor. E se estiver haverá uma Medicina super eficaz que de imediato vai a correr para socorrer o indivíduo que se quer eutanizar de Amor!
Thursday, July 26, 2007
Sobre Insanidade
- Os insanos são aqueles que são catalogados ou catalogáveis como insanos. Se não houvesse gramática social para os catalogar, não o seriam. Se isto é verdade (e em 100 ponho 97,5), isto quer dizer então que a categoria insanidade é uma invenção político-social. Pessoas que têm um comportamento desviante da norma social, são... INSANOS.
- Mas por que razão te preocupas tanto com o assunto?
- Porque alguém catalogador que usou a gramática pública, deixou-me as noite frias e um rol de contas para pagar. Suficiente?
Não o vou largar até a crise passar!!
Por não gostar nada de dinheiro, gosto muito de o ter. Por ter um profundo desinteresse por roupa e por moda e por todos os acessórios quejandos, olho para a roupa como mero simbolo cromático e odeio ir às compras. E quando raramente vou, levo sempre lista. Nos próximos meses, até perceber o que raio se passou!, serei vista neste bairro sempre a coxear e com um lenço preto ao pescoço. Não o vou largar até a crise passar. Esta é a legenda do meu lenço preto.
Wednesday, July 25, 2007
Soares de Passos e Senilidade Precoce
Não é normal que os meus melhores amigos actuais tenham quase 80 anos. Por um acaso extraordinário sou vizinha deles agora. Oiço com reserva privada as suas preocupações com o "teu futuro susaninha!" oiço ainda com mais reservas as suas posições políticas. E o que é certo é que nos devidos intervalos das suas aventuras rotineiras (se é que se podem chamar aventuras a uma coisa rotineira!) no Hospital Inglês, nutro uma profunda afinidade vivencial com eles. São, de facto, um casal e souberam crescer e envelhecer juntos. Afinidade que há muito deixei de ter com a minha, chamada, geração. Parecido mesmo só quando me perguntaram numa entrevista de Mestrado (a primeira!) em Literatura Portuguesa Contemporânea qual era o meu autor português contemporâneo preferido e eu ter respondido sem titubeio, Soares de Passos. Só não caiu o Carmo e a Trindade porque não havia nem um nem outra.
Mas este é um momento acentuado de crise. Irei mudar de ideias, decerto. A doença chama-se: Senilidade precoce e o Autor é este:
Mas este é um momento acentuado de crise. Irei mudar de ideias, decerto. A doença chama-se: Senilidade precoce e o Autor é este:
Tuesday, July 24, 2007
A Vida de Psicanalista não é nada fácil! II
Entrou e sentou-se de imediato no divã. Antes de lhe fazer qualquer pergunta, sacou do seu Novo Moleskyne Notebook e proclamou:
Eu P.Perdudo assumo 4 coisas:
1- que tenho uma sexualidade heterosexual assumida
2- que tenho uma vida sexual definida mas tão instável quanto carente
3- que sei o que é melhor para mim e que sei o que quero
(e com voz mais baixa, avançou para o ponto 4)
4- que tenho uma remota possibilidade de mudar de ideias mas que só há uma Agente Humana no Mundo que o pode fazer e que ...
- Mas....
- Desculpe estou com pressa... podemos marcar para outro dia?
Dicas
Para tornar a pena suportável nada como imaginar uma professora das antigas. Dá-lhe o ónus (finge que lhe dás) que a pena é merecida e que ela com tanta ruga deverá saber o que faz. Nem queiras saber o que tem debaixo das saias!
Sociedade Promotora...
Educação Popular...
És a nossa...
Sunday, July 22, 2007
O Império dos Tecnocratas assexuadamente competentes
O Império dos Tecnocratas assexuadamente competentes em repartições de finanças aguentam-se (e até se recrutam de bom grado). Em Humanidades são um martírio. Por que razão as Humanidades se converteram num Império de Tecnocratas assexuadamente competentes? Mecanismo de defesa ou a mimetização geral do Mundo Hodierno. E pode-se mudar? Ainda?
isto depois de ter lido um papper muito assexuado do fascinante The Princess of Clèves de Madame de Lafayette. Que de assexuado não tem nada!
Saturday, July 21, 2007
Friday, July 20, 2007
Pergunta:
Qual é a diferença entre este laivos platonizados e a exclamação senil do "ha! antigamente é que era! no meu tempo ... bla, bla, bla ... zzzzzzzzzzzzzzzz"
Resposta:
Não há.
Pergunta:
Qual é a relação entre Pessimismo Civilizacional e laivos platonizados?
Resposta:
Promíscua. E, eventualmente, Verdadeira.
Qual é a diferença entre este laivos platonizados e a exclamação senil do "ha! antigamente é que era! no meu tempo ... bla, bla, bla ... zzzzzzzzzzzzzzzz"
Resposta:
Não há.
Pergunta:
Qual é a relação entre Pessimismo Civilizacional e laivos platonizados?
Resposta:
Promíscua. E, eventualmente, Verdadeira.
Thursday, July 19, 2007
Homens como antigamente já não se fazem. Mulheres, eventualmente, também não. Sobram depois uns bichos estranhos com a nostalgia de um Tempo que na verdade não viveram sem o priveligiado acesso reminiscente da tal Reencarnação (a ser verdade...). Se nesse tal Tempo em que havia Homens e Mulheres as coisas não estavam no seu devido lugar, estavam, pelo menos (o que já não é pouco) bem melhores do que estão hoje.
C'est la vie!
Wednesday, July 18, 2007
WEB SAINT IS NEEDED!
É absolutamente patológica esta vida! Quantos romances se perdem entre as fissuras de um byte? Quantos romances se criam nos precalços desta estrada demoníaca!? Querm dar Isto às crianças?... Pois dêem! Assim, como assim, isto parece ir acabar!!!É patológica e é viciante e é boa com'Ó caraças também esta patologia. Como todas aliás! Como ...
WEB SAINT IS NEEDED!
Tuesday, July 17, 2007
Eureka!!
Acho que encontrei o problema deste país! Numa nação onde o sistema de regras legais é obsoleto e onde a sua gestão é feita por filhos Drs. de filhos da Barroca ou de Oliveira de Azemeis (não obstante o profundo respeito que tenho por...) enviados para a UNL para tirar o grau de Dr. para que o passado dos seus pais fruteiros (não obstante o profundo respeito que tenho por ...) ficasse de vez socialmente sanado, vivemos, de facto, numa Colónia de Cegos! E respiremos fundo ...
Ai que bom que é pensar em certas coisas que NUNCA NA VIDA serão sancionadas (porque não vislumbráveis!) pelos filhos Drs. dos pais da Barroca ou de Oliveira de Azemeis! (não obstante o profundo respeito que tenho por...)
P.S.- E não me acusem de pedanteria: "sim agora que vives em C. . e blá, blá, blá..." porque o homem mais atraente (e giro que se farta) deste bairro é ... fruteiro! Cinquentas e muitos, no mínimo! Uma pérola no meio das caixas de fruta que são trazidas pela sua furgoneta diária... Pois, parece um momento-porno cesariano...!
Conversa entre um Pessimista e um Optimista
- Tens jeito para viver!
- Pois tu não tens nenhum.
[descubra qual deles é um e outro]
- Pois tu não tens nenhum.
[descubra qual deles é um e outro]
Monday, July 16, 2007
Post 25-74 Generation
Pior que velhos só mesmo aqueles que nunca chegaram a ser novos. Talvez nasça aqui a promessa de um Movimento Post-Age sem qualquer aspiração de que venha a ter sucesso. Poder-se-á perguntar até se em Portugal chegou a existir realmente uma Nova Geração na chamada (chamo eu, claro) Post-25 ABRIL 74 Generation. Não estamos todos iguais? Não nos comportamos todos da mesma (provinciana) maneira?
Precisam-se de Colaboradores: aletraster@gmail.com
El Equilibista desafía el Abismo
PALAVRA PERDUDA - Artifício usado pelos trovadores, considerado na Arte de Trovar como prova de mestria, que consiste em inserir, no corpo de uma estrofe, um verso que não rima com nenhum dos versos da mesma estrofe.
Fig 1@: Não vou esperar estar bêbeda para dizê-lo: mas a verdade é que o tipo não bate bem dos cornos!
Fig 1@: Não vou esperar estar bêbeda para dizê-lo: mas a verdade é que o tipo não bate bem dos cornos!
Sunday, July 15, 2007
Utopias
Que bom que seria se na vida tudo fosse resolvido com um bloco de papel e uma caneta na mão. Era muito simples:
- Vamos àquele café simpático e escalpelizemos as questões. Que vais beber?
-
- Eu também.
- Eram então 2 cafés, pf.
Afasta só o braço um bocadinho que quero estender a A8 que tenho na mala.
- Vamos àquele café simpático e escalpelizemos as questões. Que vais beber?
-
- Eu também.
- Eram então 2 cafés, pf.
Afasta só o braço um bocadinho que quero estender a A8 que tenho na mala.
Saturday, July 14, 2007
A Madrasta
Só uma pulsão tanática ou um hábito mental inculcado ao longo dos tempos nos faz persistir no mesmo. Ou sobrevives, ou não esta é a máxima anti-climática e provavelmente verdadeira. Pensar que isto é uma provação ajuda a sobreviver. Mas que não haja engano, nem ilusões: não é uma provação. Do mesmo modo que desejarem-nos: sorte! (pior) muita sorte, minha querida...
Odeio que mo digam: como se derrepente nos dissessem ... depois de tudo o que fizeste estás sem rede. Ninguém te vai salvar! E só a Madasta Sorte com o seu típico mau feitio te vai suster. Pior: sem critério. É tudo uma questão de Sorte! no fim de contas. Comecem então a rolar os dados ...
- Disseste BINGO ?!
- Não, estava a dormir.
Odeio que mo digam: como se derrepente nos dissessem ... depois de tudo o que fizeste estás sem rede. Ninguém te vai salvar! E só a Madasta Sorte com o seu típico mau feitio te vai suster. Pior: sem critério. É tudo uma questão de Sorte! no fim de contas. Comecem então a rolar os dados ...
- Disseste BINGO ?!
- Não, estava a dormir.
Friday, July 13, 2007
CASAMENTO II
Agora sim, a formulação do problema:
Sendo a Situação 2, descrita como "errada", quais são as razões para justificar que a Situação 1, descrita como "certa", possa vir a dar problemas?
Vejamos então a tipologia dos problemas hipoteticamente surgíveis... E em primeiro lugar, questionarmo-nos se esses problemas hipoteticamente surgíveis são hipotecticamente descritíveis (ou sentenciáveis) como insanáveis.
Tipologia 1:
Tipologia 2:
Tipologia 3:
Tipologia 4:
Tipologia 5:
Tipologia 6:
Tipologia 7:
Tipologia 8:
Tipologia 9:
Tipologia 10:
...,...,...
Tipologia 110:
...,...,...
Tipologia 279:
...,...,...
Sendo a Situação 2, descrita como "errada", quais são as razões para justificar que a Situação 1, descrita como "certa", possa vir a dar problemas?
Vejamos então a tipologia dos problemas hipoteticamente surgíveis... E em primeiro lugar, questionarmo-nos se esses problemas hipoteticamente surgíveis são hipotecticamente descritíveis (ou sentenciáveis) como insanáveis.
Tipologia 1:
Tipologia 2:
Tipologia 3:
Tipologia 4:
Tipologia 5:
Tipologia 6:
Tipologia 7:
Tipologia 8:
Tipologia 9:
Tipologia 10:
...,...,...
Tipologia 110:
...,...,...
Tipologia 279:
...,...,...
CASAMENTO I
Como toda a gente sabe, o casamento é um vínculo burguês meramente económico. Há quem o faça com essa clara noção e portanto case com intencionalidades pre-definidas com um bloco na mão e uma máquina de calcular na outra. Mas largue lá a máquina agora e pegue no bouquet! - diz o fotógrafo ávido com a língua de fora (e não para lamber a noiva, claro). Nada contra. Quem casa assim, casa bem. [Situação 1]
Quem casa com a noção de que está a transcender o seu desígnio romanesco em muitas horas romanescamente sonhado por debaixo dos cobertores e lençóis humedecidos por tanta imaginação, casa mal. Os rituais de casamento ajudam a manter os nubentes em ponto climático de engano... peço desculpa... de prazer. Quem casa assim, casa mal. [Situação 2]
Problema:
Quem casa com a noção de que está a transcender o seu desígnio romanesco em muitas horas romanescamente sonhado por debaixo dos cobertores e lençóis humedecidos por tanta imaginação, casa mal. Os rituais de casamento ajudam a manter os nubentes em ponto climático de engano... peço desculpa... de prazer. Quem casa assim, casa mal. [Situação 2]
Problema:
VERSUS
Thursday, July 12, 2007
Ginástica
Em pessoas fisicamente vulneráveis há um teste pelo qual terão de passar, cedo ou tarde (e quanto mais cedo, melhor): stressar a sua capacidade de resistência. Por isso olho para a ginástica como uma provação intelectual. Sim, intelectual.
Olho eu e olhavam os paidotribés, claro.
Wednesday, July 11, 2007
Tuesday, July 10, 2007
Sobre Tipos de Conservadorismo [;) Blogger]
Há 2 tipos de conservadorismo: o primitivo e o erudito. Ninguém me vai matar se disser que o segundo nasce numa cultura ocidental. E que o primeiro não nasceu em lado nenhum. Caso tivesse "nascido" nós saberíamos preencher a cédula do seu nascimento. O primeiro é hediondo. O segundo (porque nasceu strictu sensus) é louvável. Agora juntemos os dois numa parceria fabulosa (com muita água lavada e espuma! para o primeiro) e, eventualmente, teríamos dias melhores.
Monday, July 9, 2007
Se raramente penso na ideia de Inferno, frequentemente penso na ideia de Paraíso. Uma destas ideias é:
Não precisar de carro diariamente para ir fazer o que quer que seja. As estradas estão selvagens e os condutores mais selvagens ainda! Afortunados são aqueles que dele não precisam ou que podem dispensá-lo. Resumindo e concluindo... ODEIO CARROS!! [sendo que no Paraíso esta linguagem não deve ser simpática - espero que não haja pre-requisitos de entrada nem senhas!!- e CARROS conceito felizardamente desconhecido!].
Para Ti, Meu Caro e amado:
Do meu Rover, espero que durma bem, que esteja à sombra numa garagem qualquer e que possa no Inverno rumar até aos Alpes. Altura em que o Tempo recupera a sua [direi... perdida?] Dignidade e as pessoas também [certamente, direi!!...]
Friday, July 6, 2007
Em tempo de canícula que se adivinha extrema... !
it's never too early to look forward to winter...
Let's pray than to the snowgods!
Let's pray than to the snowgods!
Thursday, July 5, 2007
Tuesday, July 3, 2007
Monday, July 2, 2007
Porque envelhecemos?
Porque somos biológicos, resposta imediata. E no entanto, eu conheço pessoas (poucas!) que parecem não envelhecer... E eu sei porquê! Mas a explicação é tão refinada como Tataki de vaca. Como vivo actualmente de caridade alheia, achei por bem suspender a minha explicação refinada e garantir que no próximo mês poderei comer Tataki de vaca. E no entanto, acreditem!, vale a pena ouvir. Contactar: 0xx-xx9-xx0xx (custo de chamada local)
Sunday, July 1, 2007
O Paradoxo do Mentiroso
- Não estou a brincar. Dói mesmo.
- Que maravilha seria acreditá-lo se não fosses mentiroso.
- NÃO!! DÓI MESMO!!
- Que maravilha seria acreditá-lo se não fosses mentiroso.
- NÃO!! DÓI MESMO!!
Subscribe to:
Posts (Atom)